Esse texto é pra você que acha que não tem dinheiro pra lançar suas músicas

14/07/2022

Por Eliza Granadeiro

“Lançar música neste Brasil é um trem caro demais. Não tenho dinheiro pra isso!” Você já ouviu artistas falando isso? Ou será que você mesmo tem dito isso por aí?

Antes de mais nada, eu preciso te dizer que sim, pra você fazer um lançamento musical bacana, vai ser preciso investir uma grana. Masss, esse investimento pode ser muito menor do que você pensa.

A primeira coisa aqui é que você precisa parar de achar que é caro. O que eu quero dizer com “você precisa parar de achar” é que você precisa fazer um orçamento com os profissionais e empresas que gostaria de ter no seu lançamento.


Dias desses, eu tava numa sessão de consultoria com uma artista e ela tava triste porque não ia ter dinheiro pra fazer o lançamento que queria. Aí, eu perguntei quanto que era o orçamento pra esse lançamento. Eis que ela me responde que não tinha feito orçamento, mas que “tinha certeza” de que era tudo muito caro e que não ia ter a grana…


Pois então, não dá pra ficar no que você acha (eu sei que isso pode parecer um pouco rude, mas continue comigo), é preciso ir atrás das respostas pra, a partir delas, tomar uma decisão.

Converse com outros artistas, faça uma seleção dos profissionais com os quais gostaria de trabalhar (estúdio, musicistas, engenheiro de mixagem/masterização, produtor musical, fotógrafo, designer, etc.) e peça os orçamentos deles. Você só vai saber se é caro, se vai ter ou não dinheiro pra lançar suas músicas depois disso.

Tem, ainda, outro ponto importante pra falar aqui: um lançamento musical não precisa ser de um álbum que é um formato mais longo e que vai custar mais mesmo. Nesse mundo de plataformas de streaming de música, existem outras possibilidades como single e EP que como possuem menos faixas vão ser mais baratos de serem produzidos.

OBS.: Pra entender bem a diferença entre os formatos de lançamento, veja este vídeo aqui.

Depois que você descobrir as faixas de preços dos profissionais, os tipos de pacotes que pode contratar, as formas de pagamento, você vai conseguir analisar melhor a sua realidade financeira pra ver que tipo de adaptação vai ser preciso fazer pra lançar suas músicas:

  1. Você queria um álbum completo, mas viu que vai ficar caro demais? Pode lançar um EP;
  2. Você queria o estúdio mais incrível da cidade, mas o valor tá nas alturas? Procure outro que consiga te atender e que tenha um pacote que possa pagar;
  3. Você quer fazer seus lançamentos, mas não sabe por onde começar? Lance um single!
  4. Você pesquisou bastante, fez todos os orçamentos e mesmo assim viu que ainda não tem a grana suficiente? Comece a se organizar e veja quanto é possível economizar por mês. Comece pequeno: R$ 50,00 que você economiza já são R$ 50,00 garantidos pro seu lançamento.

Por agora, a conversa continua lá no meu instagram. Te vejo por lá.