Por que os lançamentos nas plataformas de streaming acontecem nas sextas?

07/07/2022

Por Eliza Granadeiro

A grande maioria dos lançamentos musicais, normalmente, acontece em um dia específico da semana. Você já deve ter reparado nisso, né?

Pois então, esse dia é a sexta-feira!

Existem algumas questões muito importantes pros lançamentos acontecerem nesse dia e essa definição de quando lançar suas músicas vai ser também bem relevante pra sua estratégia de lançamento de forma geral.

Afinal: porque os lançamentos nas plataformas de streaming acontecem nas sextas?

A explicação é porque existe uma padronização internacional da indústria fonográfica que determinou que o melhor dia pros lançamentos é nas sextas. Com isso, quando uma música é lançada, ela é disponibilizada no mesmo dia, nos mais variados países que possuem aquele serviço de streaming.

Como uma coisa leva à outra, com um grande volume de lançamentos num único dia, algumas plataformas de streaming usam as sextas para atualizarem algumas playlists de algoritmo. Um exemplo é a playlist Radar de Novidades, do Spotify, que é atualizada toda sexta e reúne lançamentos dos artistas que o usuário já segue e também sugestões da plataforma.

Aqui, temos uma questão bem importante de falar: você não é obrigado a lançar apenas nas sextas.

Isso acontece por dois motivos:

  • essa padronização internacional funciona como um indicativo, uma sugestão do melhor dia para um lançamento;
  • os sistemas das plataformas não são programados para lançar somente nas sextas. Ou seja, não existe nada nas plataformas, tecnicamente falando, que determine um único dia pros lançamentos.

Neste ponto, como em vários de um processo de lançamento musical digital, o que deve ser considerado é o que você considera mais estratégico. Ou seja, pra você faz sentido lançar numa sexta?

Algumas questões pra pensar:

  • lançar numa sexta significa ter a chance de entrar na playlist Radar (pensando apenas no Spotify) e ter o lançamento entregue pra muitas pessoas, o que é, certamente, muito bom;
  • como a sexta é o dia padronizado, muitos lançamentos acontecem nesse dia. Então, você vai disputar a atenção do público com outros artistas.

Essa “disputa” acontece, especialmente, pensando na comunicação. Ou seja, muitos artistas lançando nas sextas significa que muitos conteúdos sobre um mesmo assunto vão ser criados nas redes sociais no mesmo dia.

Se pensarmos em uma estrutura de assessoria de imprensa, isso também significa que muitas sugestões de pautas parecidas vão ser apresentadas para os meios de comunicação no mesmo dia.


Planejar a sua carreira musical, realizar seus lançamentos digitais não é uma receita de bolo (e que bom que não é, não é verdade?!). Por isso, não existem respostas certas que vão te levar pra um resultado certeiro. É por conta disso que eu sempre falo que você precisa definir a sua estratégia de lançamento e tomar as suas decisões de acordo com o que faz mais sentido pra você, pra sua carreira, pra sua realidade.

Por agora, a conversa continua lá no meu instagram. Te vejo por lá.