Como o seu público vai ficar sabendo do seu lançamento?

16/06/2022

Por Eliza Granadeiro

De que forma as pessoas que acompanham o seu trabalho vão ficar sabendo que você está lançando sua música? A comunicação passa por todas as etapas que falei até agora (pré-produção/planejamento, produção/gravação, distribuição) e precisa continuar no momento seguinte, do pós-lançamento.

E você sabe por que motivo a comunicação é assim tão importante e está presente ao longo de todo o processo?

Porque é ela que ajuda a dar sentido pra sua música. Ou seja, é por meio dela que você vai criar uma narrativa pro seu lançamento (e esta narrativa vai te ajudar a criar a história da sua carreira).

Comunicar bem sobre o seu lançamento é tão importante quando gravar bem as músicas que estão sendo lançadas. Essa pode ser uma afirmação categórica demais? Pode. Mas, vamos pensar aqui que não faz o menor sentido investir tempo, criatividade e dinheiro em um lançamento e não divulgar bem sobre ele.

Pra você decidir como vai fazer a divulgação, é importante ter em mente duas coisas principais:

qual é a sua realidade de vida e de trabalho.

1: Em que local você mora?

2: Como as pessoas próximas de você e que consomem a sua música (ou gêneros parecidos com o seu), ficam sabendo das novidades?

3: Que ações de divulgação fazem sentido pra esta realidade?

4: O seu lançamento reúne que outros produtos? Vai ter show? Vai ter clipe?

5: Como você está de grana para investir em comunicação?

você tem públicos variados que consomem o seu trabalho de jeitos variados.

1: Quem é seu fã de carteirinha (ou ainda um admirador) acompanha o seu trabalho de uma maneira.

2: Seus parceiros do cenário musical te acompanham de outra forma.

3: Seus contratantes de outro jeito ainda.

Um dos desafios que você tem aqui é descobrir como essas formas de acompanhar o seu trabalho acontecem de fato e que tipos de ações fazem sentido pra você falar com cada um desses públicos.

O que a comunicação vai fazer é: abrir uma conversa com os seus públicos. 

Se você analisar bem a sua realidade de vida e de trabalho e tiver sempre em mente as pessoas com as quais está conversando, vai conseguir definir um plano de comunicação personalizado e estratégico pro seu lançamento musical digital.

Alguns exemplos de ações que podem existir no seu plano de comunicação são:

  1. produção de conteúdo nas redes sociais;
  2. assessoria de imprensa;
  3. veiculação de anúncios em jornais impressos;
  4. distribuição de flyers impressos (ou outros tipos de materiais) em locais centrais da sua cidade;
  5. veiculação de spots em emissoras de rádio;
  6. campanhas de anúncios nas redes sociais;
  7. chamada em carro de som;
  8. divulgação um-um como envio pra listas de transmissão no whatsapp;
  9. envio de materiais de divulgação (midia kit) para personalidades, comunicadores, influencers, profissionais…..

A sua música representa uma parte da sua carreira e da mensagem artística que você quer passar pro mercado e a forma como você comunica sobre ela ajuda a dar sentido pra tudo isso. Por isso, comunicação é algo tão estratégico e merece toda a sua atenção.

No próximo artigo, o assunto é sobre pós-lançamento.


Por agora, a conversa continua lá no meu instagram. Te vejo por lá.