O que você precisa fazer pra lançar suas músicas nas plataformas de streaming

05/05/2022

Por Eliza Granadeiro

Pra lançar as suas músicas nas plataformas de streaming, você precisa tomar uma série de decisões e fazer várias ações diferentes com prazos bem específicos.

Falando assim, parece algo muito complexo e que só os artistas com uma equipe conseguem fazer, né? Mas, não é isso. Ter as músicas nas plataformas é algo bem acessível pra todo tipo de artista, mesmo pra quem é independente, está em início de carreira e não conhece muito desse universo. A Sinfônica existe pra te ajudar nisso.

Fazer um lançamento musical digital é um processo de trabalho que acontece ao longo de alguns meses e que passa por cinco grandes etapas: pré-produção, produção, distribuição, comunicação e pós-lançamento.

De forma geral, pensando nas ações principais de cada etapa, temos:

 

PRÉ-PRODUÇÃO

Este é o começo de tudo e, cá entre nós, pra mim, esta é a etapa mais importante porque, como planejadora que sou, é aqui que se faz o planejamento geral do lançamento.

É neste momento que você precisa tomar variadas decisões (das simples às mais estratégicas) e que vão definir como vai ser o lançamento.

São coisas como: escolher o repertório, os musicistas que vão gravar, o estúdio da gravação, os fornecedores, a empresa distribuidora, fazer estimativas de datas e por aí vai.

 

PRODUÇÃO

Depois que você planejou como vai ser o seu lançamento, é hora de partir de fato pra gravação.

Como estamos falando de música, é na etapa da produção que vão acontecer as ações que são a base de tudo: ou seja, a gravação e a edição (com mixagem e masterização) das faixas.

 

DISTRIBUIÇÃO

Com as músicas finalizadas, é preciso distribuir pras mais diferentes plataformas de streaming. Uma coisa importante de falar é que você, artista, não envia as suas músicas diretamente pras plataformas.

Esse envio tem uma espécie de intermediária que é uma empresa distribuidora. Na prática o que acontece é: você envia as músicas no sistema da distribuidora e ela redireciona pras plataformas.

 

COMUNICAÇÃO

Comunicar sobre o seu lançamento é fazer com que as pessoas saibam que a sua música existe e está disponível pra ser consumida.

Pensa só na importância estratégica disso!

O que acontece é que a comunicação não é uma etapa isolada que vai ser feita depois da distribuição e antes do pós-lançamento. De fato, a comunicação precisa passar por todas as etapas de um lançamento musical.

 

PÓS-LANÇAMENTO

O trabalho de lançar uma música nas plataformas não acaba quando a música está lançada.

Depois que o lançamento estiver no mundo, é preciso continuar trabalhando para que ele tenha um bom tempo de circulação e chegue nos públicos que você quer.

Fazer um bom pós-lançamento significa, entre outras coisas, manter a comunicação circulando e analisar as mais variadas métricas do lançamento, ou seja, os resultados obtidos.


Cada etapa dessas se desdobra em diversas ações bem específicas que representam as decisões importantes que você precisa tomar pra ter um lançamento bem sucedido (pensando que sucesso é o que faz sentido pra você).

Nos próximos artigos, vou falar com detalhes sobre cada uma dessas etapas.

Vamos juntos.