Por que ter suas músicas nas plataformas de streaming?
Por Eliza Granadeiro
As plataformas de streaming de áudio são uma fatia muito importante do mercado da música. Isso faz com que, em menor ou maior escala, a sua carreira musical passe por elas.
Um jeito muito direto de ver esse cenário é dizer que cada plataforma é uma grande vitrine para o trabalho de um artista.
Se em décadas atrás, essa vitrine era, literalmente, física e estava em lojas espalhadas pela cidade, agora, ela é digital e pode ser acessada pelas mais variadas pessoas (pensando em admiradores do trabalho e contratantes) independente do lugar onde elas moram.
Como o objetivo aqui na Sinfônica é olhar o mercado artístico de forma estratégica e focar a atenção no que, realmente, importa para a construção de uma carreira musical, podemos entender que cada plataforma é uma espécie de marketplace.
Ou seja, um espaço comercial que é especialmente montado para que negócios aconteçam.
Sendo assim, se a plataforma é a vitrine, cada perfil de artista é uma loja que compõe essa vitrine, esse marketplace.
No início do artigo, eu falei que a sua carreira vai, em menor ou maior escala, passar pelas plataformas. Isso significa, entre outras coisas, que ter suas músicas nesses espaços é uma espécie de cartão de visitas do seu trabalho.
Com as suas músicas nas plataformas de streaming:
você dá mais um passo demonstrando a profissionalização da sua carreira;
você tem a oportunidade de aumentar a sua audiência, atingindo pessoas localizadas em países diferentes do seu;
você tem a chance de monetizar, ou seja, de ganhar dinheiro de forma direta e indireta.
O mercado da música está se configurando dessa forma e temos alguns indícios que esse cenário só vai se fortalecer nos próximos anos.
De forma bem prática, o que podemos fazer é procurar entender cada vez mais sobre como esse mercado funciona pra poder aproveitar ao máximo tudo que ele tem a oferecer.
Vamos juntos.