Por que ter suas músicas nas plataformas de streaming?

26/04/2022

Por Eliza Granadeiro 

As plataformas de streaming de áudio são uma fatia muito importante do mercado da música. Isso faz com que, em menor ou maior escala, a sua carreira musical passe por elas.

Um jeito muito direto de ver esse cenário é dizer que cada plataforma é uma grande vitrine para o trabalho de um artista.

Se em décadas atrás, essa vitrine era, literalmente, física e estava em lojas espalhadas pela cidade, agora, ela é digital e pode ser acessada pelas mais variadas pessoas (pensando em admiradores do trabalho e contratantes) independente do lugar onde elas moram.

Como o objetivo aqui na Sinfônica é olhar o mercado artístico de forma estratégica e focar a atenção no que, realmente, importa para a construção de uma carreira musical, podemos entender que cada plataforma é uma espécie de marketplace.

Ou seja, um espaço comercial que é especialmente montado para que negócios aconteçam.

Sendo assim, se a plataforma é a vitrine, cada perfil de artista é uma loja que compõe essa vitrine, esse marketplace.

No início do artigo, eu falei que a sua carreira vai, em menor ou maior escala, passar pelas plataformas. Isso significa, entre outras coisas, que ter suas músicas nesses espaços é uma espécie de cartão de visitas do seu trabalho.

Com as suas músicas nas plataformas de streaming:

você dá mais um passo demonstrando a profissionalização da sua carreira;

você tem a oportunidade de aumentar a sua audiência, atingindo pessoas localizadas em países diferentes do seu;

você tem a chance de monetizar, ou seja, de ganhar dinheiro de forma direta e indireta.

O mercado da música está se configurando dessa forma e temos alguns indícios que esse cenário só vai se fortalecer nos próximos anos.

De forma bem prática, o que podemos fazer é procurar entender cada vez mais sobre como esse mercado funciona pra poder aproveitar ao máximo tudo que ele tem a oferecer.

Vamos juntos.