Um novo mercado musical de conexão, oportunidades e negócios

19/04/2022

Por Eliza Granadeiro

A música enquanto linguagem artística é uma arte do encontro. De estar cara-a-cara com os músicos, de dividir o espaço com a plateia, de ver e sentir uma performance ao vivo, com todas as suas sonoridades, cores, cheiros e texturas.

A potência do encontro continua, mas o mercado musical vem mudando de cara. Isso porque o fato de a música estar na rede dá outra dimensão para esse mercado e abre, literalmente, um mundo de possibilidades de atuação profissional.

Aquele velho clichê de que na internet não existem fronteiras se torna cada vez mais verdade. O seu público não precisa mais ser limitado pelo lugar onde você vive e no qual vai se apresentar e pode se tornar cada vez mais globalizado.

Os seus parceiros profissionais e artísticos não precisam mais morar no mesmo país que você, frequentar os mesmos ambientes, conhecer uns aos outros, nem falar o mesmo idioma.

As possibilidades que você tem de construir uma carreira musical que se torne sustentável com o tempo são sim muito reais.

É diante deste cenário de conexão, de oportunidades e de negócios que a sua carreira musical está nesses nossos dias.

E pra você ter chances de construir uma carreira artística que faça sentido pra sua vida e que se encaixe neste contexto, é preciso, essencialmente, duas coisas:

1: entender de uma vez por todas que o mercado da música mudou. O que foi no passado (ou as histórias que nos contam desse passado) fica como um valioso recurso histórico de aprendizado. Mas agora, o cenário é outro.

2: estudar sobre esse mercado pra decidir como você vai se inserir nele.

E é neste segundo ponto aí que a Sinfônica se encaixa.

Começar a entender sobre esse mercado musical digital pode ser (e, na maioria das vezes, é) uma tarefa complexa. Do lado de cá, nós mesmos mergulhamos neste estudo pra, agora, seguir com você nesse percurso.

A partir de hoje, criamos uma série especial de conteúdo para te ajudar a pensar a construção da sua carreira no mercado da música atual. E em breve, compartilhamos mais novidades.

Vamos juntos.