[2] A questão fundamental pra você planejar a sua carreira artística

17/03/2022

Por Eliza Granadeiro

Planejar os passos de uma carreira artística é um processo que vamos aprimorando com o tempo. Isso significa que as coisas não vão acontecer, exatamente, da forma como pensamos. E é assim mesmo.

Não vai adiantar se preocupar tanto com isso e nem fazer parte do time que fala assim: “Se a vida vai mudar mesmo e eu não controlo quase nada, não adianta me planejar”.

Pois adianta sim. Adianta muito.

Já que planejar é um processo e, pra ficar bom nisso, precisamos de tempo, o ideal é partir de uma base simples que vá direto ao ponto.

Foi por isso que eu te falei no último artigo que o arquivo do seu planejamento de carreira precisa ser feito da maneira mais simples possível.

Abra um arquivo word. Separe umas folhas de um caderno. E comece.

Pra começar de fato, determine qual é o período do planejamento. Por exemplo, até dezembro de 2022. Ou seja, a própria marcação do ano já pode nos guia na hora de planejar.

E, agora, vem a questão principal deste artigo:

você precisa decidir o que vai planejar.

Falando de outro jeito: quais são os seus objetivos profissionais em 2022? Ou ainda: que coisas você quer alcançar e realizar na sua carreira artística até dezembro?

Definir objetivos é indicar pra onde você quer ir, onde quer chegar.

Você tem muitas possibilidades de atuação profissional, muitas ideias e desejos, eu sei disso. Mas, precisa começar a decidir o que realmente importa pra você. E transformar isso em um planejamento.

Se concentre na questão-mais-fundamental-de-todas:

  • qual é a principal coisa que você quer realizar na sua carreira até dezembro de 2022?

Pense nisso com atenção e carinho pra definir, agora no início, um único objetivo. É ele que vai guiar as ações futuras da sua carreira artística.