O único segredo pra você construir a sua carreira de artista

17/02/2022

Por Eliza Granadeiro

Uma carreira artística é uma construção. Eu, sinceramente, não encontro outra forma de olhar.

Um musicista só se torna um performer incrível depois de muitas horas diárias, repetidas ao longo dos anos, estudando e praticando o seu instrumento.

Um compositor só vai, realmente, compor obras-primas depois de, ano após ano, aprimorar sua escrita musical, buscar referências variadas e transformá-las em uma estética própria.

Uma escritora só se torna referência no seu segmento literário depois de anos testando formas de se expressar, publicando textos ruins, aprimorando, publicando textos um pouco melhores, melhorando de novo.

As habilidades criativas de tocar, compor, escrever e (taaantas) outras que fazem parte da ação humana são desenvolvidas de pouco em pouco.

Por esta e outras, não faz o menor sentido um artista querer se tornar uma referência no seu segmento de atuação (querer “chegar lá”) com pouca estrada percorrida.

Não vai dar não.

Vai ser preciso gastar muita corda, palheta, lápis, papel, tinta, pedal, bateria de computador, pincel.

A construção de uma carreira artística passa por criar, testar, errar, planejar, testar de novo, errar mais algumas vezes, começar a pensar e aplicar estratégias, colocar uma criação no mundo ainda que ela não esteja perfeita, aprender com ela, fazer diferente da próxima vez.

Ter pressa não vai adiantar o processo.

Não adianta ter pressa pra chegar num lugar que talvez tu não saiba bem onde é.

Não adianta ter pressa pra trabalhar de um jeito que você não tem ideia de como funciona.

Não adianta ter pressa querendo ser um profissional que você ainda não é.

Talvez, influenciado por narrativas fantásticas de grandes realizações profissionais que circulam pela internet, você ainda não tenha percebido que está construindo a sua carreira um pouco por dia.

Não tem segredo, pulo do gato, combinação de algoritmos que vai te trazer a carreira dos seus sonhos.

É o seu trabalho, diário, consistente e consciente, que vai te dar isso.

Aproveite o percurso.