As perguntas das respostas que você já tem

27/01/2022

Por Eliza Granadeiro

Lá no finalzinho do livro Memorial do convento, o escritor português José Saramago escreveu que “tudo no mundo está dando respostas e o que demora é o tempo das perguntas”.

Sempre fui muito movida pelas perguntas e depois de ler essa frase do Saramago, comecei a pensar nelas de outro jeito.

Normalmente, a gente pensa que vive em busca de respostas, não é verdade? Que precisamos encontrar as respostas pra dar um rumo pra nossa vida, pra nossa carreira.

Mas, aí vem o Saramago dizendo que, na verdade, precisamos buscar perguntas. Porque as respostas nós já temos.

Trazendo a conversa pro nosso contexto de planejamento de carreira, vamos pensar: que perguntas você precisa se fazer para construir a carreira que deseja.

Seguindo a ideia do Saramago, você já tem as respostas. Elas estão por aí, ao seu redor.

O que será que a sua realidade de trabalho, que os seus gostos pessoais, que as suas escolhas de última hora, que que os seus impulsos, que os seus sonhos mais loucos estão dizendo? Provavelmente, as suas respostas estão aí.

Então, agora, é preciso buscar as perguntas que se encaixam nelas. Isso faz sentido pra você?

Normalmente, nas sessões das consultorias de planejamento da Sinfônica, a primeira pergunta que eu faço pros artistas e profissionais criativos é: que tipo de carreira você quer ter.

Você que me lê, já pensou nisso: sobre o tipo de carreira que deseja ter? Sobre a vida que você vai levar quando tiver esse tipo de carreira?

Me conte.