A base de tudo de relevante que você vai conquistar na vida

20/01/2022

Por Eliza Granadeiro

A partir do momento que você se permite sonhar sobre algo, você dá um passo importante pra alcançar isso. É, exatamente, por isso que o meu primeiro desejo pra você em 2022 é que você se permita sonhar.

Mas, o que te faz chegar onde você quer é ação. E, antes de começar a agir, você precisa planejar.

O planejamento é a base de tudo de relevante que você vai conquistar na vida.

Algumas histórias mirabolantes contatas na internet podem nos levar a acreditar que as coisas acontecem da noite pro dia, de forma quase espontânea. Mas, isso, raramente, é verdade porque essas conquistas são a exceção da exceção.

Então, se você quiser viver no futuro o que está sonhando hoje, você precisa planejar isso.

Planejamento nada mais é do que escolher por qual caminho você vai andar pra chegar ao destino que deseja.

Posso apostar que você vai concordar que, dependendo do caminho escolhido, a viagem pode ser agradável, pode demorar mais, pode encontrar muitos imprevistos, pode ser mais curta. Ou, ainda, pode durar, mais ou menos, o tempo que você pensou, o que não significa que ela vai ser mais fácil.

Planejar, então, é fazer escolhas estratégicas.

Aí, você deve estar pensando assim: “Mas, Eliza, se fazer escolhas, muitas vezes, já é um baita desafio, como que eu vou conseguir fazer escolhas estratégicas?”.

Não tem uma única resposta certa aqui. Uma escolha é estratégica quando você analisa um cenário geral, a partir de um determinado contexto, e decide que uma ação pode dar mais certo do que outra. Aí, você faz um planejamento pra colocar essa ação em prática.

Veja que eu disse que essa ação “pode dar mais certo do que outra”. Eu não disse que essa ação vai dar mais certo do que outra. Simplesmente porque não dá pra saber. Você só vai descobrir, se realmente, colocar essa ação na rua. Em prática.

Essa conversa pode ser resumida da seguinte forma:

                                                     sonho = planejamento = escolhas = ação

Pra alcançar o que deseja, você precisa de um planejamento. Isso significa que vai precisar fazer escolhas bem pensadas e colocar essas escolhas em prática. Faz sentido pra você?

Aí, você vai falar de novo: “Isso tá me parecendo um negócio complicado demais da conta…”.

Sim, pode ser. O planejamento pode mesmo ser complicado. Mas, ele não precisa ser.

Tem um jeito leve de olhar pro planejamento da sua carreira. E foi, exatamente, essa forma que eu escolhi trabalhar na Sinfônica.

Continuamos a prosa na semana que vem.